Apresentando o projeto Netbox

O projeto NetBox é uma iniciativa dedicada á aprendizagem ao longo da vida no seio da comunidade e financiada pela Comissão Europeia sob a alçada do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida. Pela primeira vez, Netbox pretende desenvolver uma micro rede social em comunidades rurais focada na identificação de recursos educacionais e necessidades no seio destas comunidades de forma a desenvolver novas parcerias que irão gerar mais recursos educacionais relevantes para os residentes locais.

NetBox oferece uma nova e excitante abordagem para facilitar oportunidades de aprendizagem e socialização entre diferentes elementos chave das regiões rurais. Os parceiros deste projeto dão uso a ferramentas de aprendizagem online, através de uma rede social e das abordagens de Desenvolvimento da Comunidade baseada em recursos e necessidades de forma a atingir as aspirações e objetivos do Projeto.

O principal objetivo do Netbox é ” guiar e validar um modelo para uma educação autossuficiente nas comunidades rurais onde os consumidores tradicionais de serviços educacionais possam tornar-se produtores desses conteúdos e serviços”.

Os objetivos do Netbox são os seguintes:

    1. 1. Desenvolver um novo modelo para a aprendizagem ao longo da vida em pequenas comunidades rurais, o que aumenta consideravelmente o alcance e as disponibilidades de serviços educacionais e de apoio.

    2. 2. Criar um maior sentido comunitário de envolvência e participação na comunidade com os residentes locais, prestadores de serviços e empresas direcionando-os para um conjunto de objetivos comuns previamente definidos.

    3. 3. Fomentar o desenvolvimento de diversos tipos de aprendizagem nas comunidades rurais selecionadas

    4. 4. Incentivar parcerias educacionais locais.

    5. 5. Promover a consciencialização intercultural, estabelecendo a comunicação online entre as comunidades piloto.